publicidade

Câmara avança em projeto que proíbe WhatsApp e Telegram de bloquear contas sem decisão judicial

Proposta também garante ao usuário o direito de escolher que tipo de mensagem deseja receber

Comissão Câmara

Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

A Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (2), proposta que proíbe plataformas como WhatsApp e Telegram de bloquearem contas de usuários sem autorização judicial. O texto altera o Marco Civil da Internet e assegura o direito de o usuário controlar as mensagens que deseja receber.

A relatora, deputada Nely Aquino (Pode-MG), modificou o projeto original da deputada Renata Abreu (Pode-SP) para deixar claro que bloqueios só poderão ocorrer com ordem judicial. “O substitutivo obriga o provedor de aplicações a assegurar ao titular da conta o direito de controlar o uso de seus dados pessoais e optar por não receber comunicações indesejadas”, explicou.

publicidade

A medida ainda será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para virar lei, o projeto precisa ser aprovado em definitivo pela Câmara e pelo Senado.


publicidade

Siga a gente no:

Apoie o Panorama da Bahia com qualquer valor e ajude a manter a integridade da nossa linha editorial: pix@panoramadabahia.com.br

publicidade
PODCAST
COLUNA
Coluna
Elinaldo no fio da navalha: o cerco jurídico que ameaça o retorno do ex-prefeito...
Elinaldo no fio da navalha: o cerco jurídico que ameaça o retorno do ex-prefeito à política
ARTIGO & OPINIÃO
publicidade