A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Gleba A/Gravatá, em Camaçari, registrou um total de 28.324 atendimentos e 25.145 exames laboratoriais apenas no primeiro quadrimestre de 2025. Segundo dados do Instituto Saúde Integrada da Bahia (Isiba), a média diária foi de 236 consultas e 210 procedimentos, demonstrando a alta demanda da unidade, que funciona 24 horas por dia, com atendimento espontâneo.

O levantamento aponta que janeiro foi o mês com maior volume de atendimentos, somando 8.049. Em fevereiro foram 6.045, março registrou 7.071 e abril fechou com 7.159. A unidade, localizada na Avenida do Canal, conta com uma equipe multiprofissional composta por cinco médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, nutricionista, maqueiros e assistentes administrativos, além de profissionais de higienização e recepção.
Entre os procedimentos realizados, destacam-se 11.248 testes de glicemia, 57.055 aferições de pressão, 126 sessões de oxigenoterapia, além de 22 hemotransfusões, 185 curativos, 67 suturas e 258 nebulizações. Também foram administradas 29.814 medicações. No mesmo período, foram realizados 4.878 exames de raio-X, 2.007 eletrocardiogramas e 51 atendimentos antirrábicos. A unidade também fez 304 transferências hospitalares e nove regulações via Samu.
Para oferecer um serviço mais humanizado, a UPA implementou uma sala exclusiva para pacientes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outras necessidades específicas. Além disso, foram adquiridos colchões pneumáticos para prevenir escaras em pacientes da sala vermelha, além de equipamentos para dieta enteral e dietas industrializadas, garantindo mais conforto, segurança e qualidade no atendimento aos pacientes com restrições alimentares.