Teve início nesta quarta-feira (9) a 12ª Conferência Municipal de Assistência Social de Camaçari, com o tema “20 anos de SUAS: Construção, Proteção Social e Resistência”. Realizado no Hotel Bahia Plaza, em Busca Vida, o evento busca debater e aprimorar o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) a partir de propostas da rede local, formada por representantes da sociedade civil e agentes públicos. A conferência segue até esta quinta-feira (10) com discussões em cinco eixos temáticos.
Durante a abertura, a vice-prefeita Déa Santos (PSB) celebrou os avanços do SUAS e o papel do município na garantia de direitos: “Celebramos juntos 20 anos do sistema único da assistência social, que é o SUAS, um marco na política pública nacional que trouxe dignidade, estrutura e proteção social para milhares de brasileiros”. A secretária estadual Fabya Reis reforçou o compromisso do governo da Bahia em garantir estrutura e planejamento aos municípios.
A secretária municipal Jeane Gleyde destacou o papel da participação popular na construção das políticas sociais: “A participação popular é a alma da assistência social. Os usuários são protagonistas das políticas públicas e agentes de transformação”. Já o presidente do CMAS, Marcondes Souza, lembrou que as propostas de Camaçari já chegaram à etapa nacional e que o município segue como referência estadual e nacional.
O evento também contou com representantes da Câmara de Camaçari, do Conselho Estadual de Assistência Social e de entidades sociais. Após a cerimônia de abertura, o público assistiu à apresentação do Boi Mimoso, formada por crianças da comunidade de Parafuso. As propostas discutidas serão levadas às conferências estadual e nacional, previstas para setembro e dezembro.