Camaçari realiza 1ª Conferência da Pessoa Idosa e discute políticas públicas para o envelhecimento digno

Evento marca avanço na garantia de direitos e participação ativa da população idosa no município

Foto: Patrick Abreu
Foto: Patrick Abreu

Olhos atentos, sensação de acolhimento e esperança por dias melhores. Foi dessa maneira que Judite dos Santos, 65 anos, descreveu a 1ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania de Camaçari (Sedes). O evento aconteceu na manhã desta sexta-feira (13), na Casa da Criança e do Adolescente, e reuniu autoridades municipais, representantes de entidades, gestores e conselheiros públicos.

Anuncie no PB Branco

“Acordei cedo para estar aqui hoje. É um dia importante para nós, idosos. Precisamos de atenção e estamos tendo isso. Estamos sendo ouvidos, não é porque ficamos mais velhos que não temos mais utilidade”, pontuou a aposentada, moradora do bairro Parque Verde I.

A secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania, Jeane Gleyde, definiu a conferência como um marco histórico, além de representar um avanço significativo na construção de políticas inclusivas e humanizadas para a população idosa que reside no município.

“Vivemos em um tempo que exige cada vez mais o reconhecimento do envelhecimento como uma etapa natural da vida, e não como um fato ou um obstáculo. Envelhecer é um direito. Hoje, mais do que discutir desafios, estamos aqui para firmar compromissos, pensar e efetivar políticas de acesso aos serviços de saúde, assistência social, cultura, esporte e lazer. É dever de todos nós, enquanto gestores públicos, conselheiros, organizações e cidadãos, garantir que o Estatuto da Pessoa Idosa seja efetivamente cumprido”, disse a secretária.

📲 Fique sabendo primeiro. Clique aqui e siga nosso canal no WhatsApp.

Entre as ações que seguem acontecendo de forma simultânea na cidade, o prefeito Luiz Caetano citou as obras de infraestrutura, planejadas para favorecer mais acessibilidade e qualidade de vida. “Estamos implementando nas praças as academias ao ar livre, pensadas em ofertar exercícios de baixo impacto, com foco em fortalecimento muscular, equilíbrio e flexibilidade. Isso é de suma relevância para contribuir com a qualidade de vida das pessoas idosas”, pontuou.

Anuncie no PB Branco

Para a diretora superintendente do Instituto de Seguridade do Servidor Municipal de Camaçari (ISSM), Dulce Nazaré, é necessário investir na proteção de dados e atividades que fomentem a dignidade do idoso. “Com os idosos a gente aprende, adquire experiência, mas também projeta e luta por consolidar um futuro melhor. Hoje, 90% do público atendido pelo ISSM é de pessoas idosas, mas nós, enquanto instituto, queremos continuar desenvolvendo um trabalho que vai além dos aposentados atendidos pelo instituto. A luta é por melhorias que alcancem todos os idosos que residem na nossa cidade”, ponderou.

📲 Fique sabendo primeiro. Clique aqui e siga nosso canal no WhatsApp.

O vereador e presidente da Comissão da Pessoa Idosa na Câmara Municipal de Camaçari, Tagner Cerqueira, por sua vez, complementou a fala de Dulce Nazaré, ao destacar sobre o projeto de implantação da Delegacia da Pessoa Idosa no município. “Aqui em Camaçari as pessoas idosas passam por muitas tentativas de golpes. Existem também casos expressivos de idosos sendo agredidos, até mesmo dentro da própria casa. Camaçari precisa ter uma sala, um delegado específico para atender a população idosa. Nosso país está envelhecendo e requer esse olhar especial voltado à construção de um futuro com melhores políticas públicas para a pessoa idosa”, elucidou.

Presidente da União das Organizações Sociais e Culturais de Camaçari (UOSCC) e do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Camaçari (CMDPI), Antônio Costa comemorou a concretização da conferência, fruto de esforços iniciados em 2006, após a criação do órgão.

Anuncie no PB Branco

“É uma satisfação muito grande fazer parte dessa primeira conferência. São 19 anos de luta. Agora estamos aqui e vamos recuperar esse tempo de atraso fomentando mais ações que promovam dignidade para a pessoa idosa, tirando as propostas do papel e implementando atividades na prática, nas ruas, no apoio às entidades”, assegurou Antônio.

📲 Fique sabendo primeiro. Clique aqui e siga nosso canal no WhatsApp.

Abrangendo a temática “Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação”, a conferência desta sexta-feira foi fundamentada pelos seguintes eixos secundários: financiamento das políticas para ampliação e garantia dos direitos sociais; fortalecimento de políticas para proteção à vida, à saúde e para o acesso ao cuidado integral da pessoa idosa; proteção e enfrentamento contra quaisquer formas de violência, abandono social e familiar da pessoa idosa; participação social, protagonismo e vida comunitária na perspectiva das múltiplas velhices; e consolidação e fortalecimento da atuação dos conselhos de direitos da pessoa idosa como política do estado brasileiro.

A reforma do Centro de Convivência da Pessoa Idosa (Conviver), situado à Rua da Ambrosia, no bairro Inocoop, também foi pauta do evento. O local, que oferta de forma gratuita ações de cidadania e atividades voltadas à promoção da saúde, lazer e ao direito da pessoa da terceira idade, deve passar por obras de revitalização nos próximos meses.

Siga a gente no Insta | Face | TwitterYouTube | Whatsapp.

Acompanhe o Panorama da Bahia no Google Notícias e fique sempre bem informado.

Notou algum erro no texto acima? Por favor, nos informe clicando aqui.

Apoie o Panorama da Bahia com qualquer valor e ajude a manter a integridade da nossa linha editorial: pix@panoramadabahia.com.br

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

VEJA TAMBÉM

error: Conteúdo protegido.