A Secretaria de Cultura de Camaçari (Secult) deu início nesta terça-feira (22) ao planejamento do Ciclo 2 da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), com uma série de atividades voltadas à construção coletiva do Plano de Aplicação de Recursos. O primeiro ato ocorreu com a Escuta Cultural, realizada de forma presencial no Teatro Tupinambás, em Vila de Abrantes.
A programação inclui ainda uma videoconferência na quinta-feira (24), transmitida pelo YouTube e Google Meet, e uma audiência pública marcada para a próxima segunda-feira (28), na Gleba C. Nessas ocasiões, artistas, mestres da cultura, produtores, educadores e a população poderão contribuir com propostas e prioridades para o uso dos R$ 8,2 milhões que serão repassados ao município em 2025.
A iniciativa dá continuidade ao trabalho iniciado com o Ciclo 1 da PNAB, que viabilizou em abril os editais Camaçari Multicultural e Pareceristas PNAB, totalizando mais de R$ 1,7 milhão em investimentos. Segundo a Secult, os pagamentos dos contemplados foram realizados ao longo de julho, após desbloqueio de verbas paradas desde 2023.
A PNAB foi criada em 2020 com o objetivo de consolidar um sistema contínuo de financiamento à cultura. Diferente das ações emergenciais da Lei Aldir Blanc 1 e da Lei Paulo Gustavo, a política permite aos entes federativos desenvolver ações regulares como editais, manutenção de espaços, realização de festas, aquisição de bens culturais e outras iniciativas voltadas ao setor.
📲 Fique sabendo primeiro. Clique aqui e siga nosso canal no WhatsApp.
Com a construção participativa do Plano de Aplicação de Recursos, a Secult pretende garantir que os investimentos atendam efetivamente às demandas dos agentes culturais locais. A secretária da pasta reforça que a transparência e o diálogo com a comunidade são fundamentais para fortalecer a política cultural no município.

Veja, a seguir, a programação completa de escutas públicas do Ciclo 2 da PNAB:
Terça-feira (22) – Escutas Culturais 2025
Horário: 16h às 18h
Local: Colégio Estadual de Tempo Integral de Vila de Abrantes
Quinta-feira (24) – Videoconferência
Horário: 19h às 20h30
Onde: Online (YouTube/GoogleMeet)
Segunda-feira (28) – Audiência pública
Horário: 9h às 12h
Local: Colégio Estadual de Tempo Integral Gonçalo Muniz