A Prefeitura de Camaçari deu mais um passo na retomada das cirurgias eletivas no município, com a realização de consultas pré-operatórias para 14 crianças nesta sexta-feira (21). Os procedimentos, que incluem cirurgias pediátricas de hérnia e postectomia, serão realizados no Hospital do Polo a partir de março. “Nossa meta é atender o maior número de crianças e adultos em variados tipos de cirurgias. Muitas pessoas estão há um ou dois anos na fila de espera, e esse mutirão emergencial visa reduzir essa demanda”, afirmou a secretária de Saúde, Rosangela Almeida.
A iniciativa trouxe alívio para mães que aguardavam há meses pelo atendimento de seus filhos. Andreza de Jesus Silva, mãe do pequeno Davi, de 8 anos, relatou sua experiência. “Fiquei esperando por mais de um ano e nada. Mas agora o processo agilizou e a cirurgia dele já será no próximo mês. Isso vai melhorar muito a qualidade de vida do meu filho”, disse. Aline dos Santos Correia, que aguardava a cirurgia de hérnia umbilical da filha Laura, de 4 anos, também comemorou. “Agora foi tudo muito rápido. A cirurgia já será na primeira quinzena de março”, destacou.
Ao todo, 213 cirurgias eletivas estão previstas nessa primeira fase, incluindo procedimentos de vasectomia. O diretor da Regulação de Camaçari, Lúcio Guimarães, explicou que a falta de informações sobre pacientes atrasou o início dos atendimentos. “Tivemos que resgatar pacientes que estavam na lista zero e na lista única do Estado. Encontramos um cenário de desorganização, com computadores sem HD e cadastros desatualizados. Foi preciso um trabalho intenso para localizar os usuários”, revelou.
Além da ampliação dos atendimentos, a gestão investe na capacitação de profissionais da área de saúde, com 70% da equipe já treinada para atuar nos procedimentos e na atualização dos cadastros do Cartão Nacional de Saúde (CNS), mais conhecido como Cartão do SUS (Sistema Único de Saúde). A última fase da formação será concluída na próxima quinta-feira (27), garantindo mais agilidade e eficiência no atendimento à população.