Em cerimônia realizada nesta quinta-feira (10), no Colégio Estadual de Tempo Integral Gonçalo Muniz, 64 cuidadores educacionais tomaram posse para atuar na rede municipal de ensino de Camaçari. A nomeação dos aprovados no concurso público n.º 001/2023 foi oficializada pelo decreto publicado no Diário Oficial do Município na última terça-feira (8).
O prefeito Luiz Caetano (PT) celebrou a chegada dos novos profissionais, destacando o papel essencial que terão nas escolas. “Vocês passam a ser servidores públicos que irão promover a inclusão e exercerão um trabalho de extrema importância nas nossas escolas”, disse. Representantes da Secad e da Seduc também participaram do evento e reforçaram o acolhimento aos empossados.
Segundo o secretário de Educação, Márcio Neves, a presença dos cuidadores representa um avanço na construção de uma educação mais inclusiva e de qualidade. “A inclusão também precisa estar no processo pedagógico, e esses profissionais vão enriquecer muito a nossa rede”, afirmou. Os novos servidores atuarão no apoio a estudantes com deficiência.
Emocionados, os cuidadores relataram a alegria de assumir o cargo. “Hoje é a realização de um grande sonho”, disse Silvana França, moradora de Burissatuba. Já Daiane Alves, do bairro Gleba C, ressaltou o valor do ofício: “As famílias depositam confiança no nosso carinho e afeto. A palavra cuidador carrega exatamente esse significado: o de cuidar”. Os profissionais passarão por formação antes de iniciarem as atividades nas escolas.