O 1º de Maio foi celebrado em Camaçari com a realização inédita da 1ª Corrida da Classe Trabalhadora, promovida pela prefeitura por meio da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude (Sejuv). O evento reuniu mil corredores para um percurso de 5 km pelas ruas da cidade, com largada e chegada na Praça dos 46. O prefeito Luiz Caetano (PT) destacou a importância do esporte para a saúde e qualidade de vida da população: “Estamos caminhando para fazer dessa cidade uma referência regional no esporte”, afirmou.
O secretário da Sejuv, Téo Ribeiro, anunciou que a corrida deve integrar o calendário oficial de eventos esportivos do município. “Queremos transformar essa iniciativa em tradição. No dia 18 de maio teremos a Corrida do Servidor, mostrando que o esporte não para em Camaçari”, disse. A corrida também foi elogiada pelos participantes, como Roberto Araújo, do grupo Sheik Run, que ressaltou os benefícios da prática esportiva e o estímulo para novos corredores: “Só vem, nem pensa. Você só tem a ganhar”.
Histórias emocionantes marcaram o evento, como a da técnica de laboratório Laís Bahia, que participou de sua primeira competição ao lado da amiga Itana Sielle, e a de Sirlene Silva, que superou a obesidade com a corrida e hoje celebra a saúde e a socialização proporcionadas pelo esporte. “A atividade física é uma forte aliada na prevenção e no tratamento de transtornos como o estresse. Essa corrida foi uma oportunidade incrível para mostrar isso”, afirmou.
O trajeto passou pelos bairros Gleba C, Phocs I e II, e por ruas como Itabuna e Abaré. Todos os atletas receberam kits com camisa oficial, número de peito e acessórios. Ao final, os três primeiros colocados de diversas categorias, incluindo por faixa etária, pessoas com deficiência e servidores aposentados, foram premiados em uma cerimônia festiva na Praça dos 46.