Foto: Sedur/PMC
A comitiva de Camaçari participa, até esta quarta-feira (5), do Fórum de Líderes Locais da COP30, realizado durante o C40 World Mayors Summit, no Rio de Janeiro. O encontro reúne prefeitos, gestores públicos e lideranças de várias partes do mundo para discutir ações sobre sustentabilidade, clima e desenvolvimento urbano, em preparação para a COP30, que acontecerá neste mês, em Belém (PA).
O município baiano será destaque nacional com a apresentação do projeto “Camaçari em SBN: Águas e Florestas para o Futuro”, conduzida pelo secretário de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Rodrigo Nogueira. A iniciativa, integrante do Programa Águas de Camaçari, mostra como a cidade tem aplicado Soluções Baseadas na Natureza (SBN) para garantir segurança hídrica, restauração ambiental e qualidade de vida. “Representar Camaçari no C40 World Mayors Summit é uma grande responsabilidade e uma oportunidade única de mostrar que cidades do porte de Camaçari podem, sim, liderar soluções inovadoras e inspirar outras regiões”, afirmou Nogueira.
O prefeito Luiz Caetano (PT) destacou a importância da presença do município em discussões internacionais sobre sustentabilidade. “Camaçari tem mostrado que desenvolvimento e preservação ambiental podem caminhar juntos. Participar de um evento desse porte é motivo de orgulho e um reconhecimento do trabalho que temos realizado para construir uma cidade mais sustentável e preparada para o futuro”, disse.
A participação de Camaçari no fórum é resultado do reconhecimento nacional conquistado pelos projetos da Secretaria do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur). A cidade foi selecionada entre as 30 do país para integrar a Incubadora de Projetos Solução Natureza, promovida pela Fundação Grupo Boticário, em parceria com o C40 Cities, o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) e a Aliança Bioconexão Urbana.
Apoie o Panorama da Bahia com qualquer valor e ajude a manter a integridade da nossa linha editorial: pix@panoramadabahia.com.br