Em indicação protocolada na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), o deputado Cafu Barreto (PSD) solicitou ao Governo do Estado e à Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) celeridade na ampliação do aeroporto do município de Irecê.
No documento, o parlamentar argumenta que as cidades de médio porte têm desempenhado um papel relevante na dinâmica econômica e espacial do estado, sendo destaques tanto em termos do produto interno bruto (PIB), quanto da urbanização. “Diante do crescimento dessas cidades no cenário nacional, é imprescindível estabelecer projetos de planejamento urbano que minimizem os problemas decorrentes do processo de urbanização. Portanto, o fortalecimento do interior se torna uma necessidade fundamental para impulsionar o desenvolvimento econômico e social do nosso estado, mediante investimentos estratégicos em infraestrutura, educação, saúde e bem-estar da população”, contextualizou.
Nesse sentido, o deputado ressalta a importância de investimentos na infraestrutura de transportes, e de forma particular o transporte aéreo, no contexto do crescimento econômico. “O setor de transportes tem acentuada importância para a expansão da economia como um todo, atuando como agente integrador na transferência de insumos, bens finais e pessoas para regiões distantes e de difícil acesso”, afirmou.
Ao falar do território baiano, Cafu Barreto relata que o crescimento econômico das cidades interioranas nos últimos anos criou ambiente favorável à expansão da aviação regional, como já se é observado em Vitória da Conquista, Barreiras e Guanambi. Assim, continuou o parlamentar, a ampliação do aeroporto de Irecê representará investimento para todo o território, que possui 20 municípios: América Dourada, Barra do Mendes, Barro Alto, Cafarnaum, Canarana, Central, Gentio do Ouro, Ibipeba, Ibititá, Ipupiara, Irecê, Itaguaçu da Bahia, João Dourado, Jussara, Lapão, Mulungu do Morro, Presidente Dutra, Uibaí, São Gabriel e Xique-Xique.
“É inegável que tal investimento trará muitos benefícios para a região, dentre eles o desenvolvimento econômico, a mobilidade e a acessibilidade. A presença de um aeroporto pode impulsionar o desenvolvimento econômico da região, atraindo novas empresas e indústrias, aumentando o comércio e o turismo, além de gerar empregos”, defendeu o deputado.