Durante o cortejo cívico pelos 202 anos da Independência da Bahia, nesta quarta-feira (2), o prefeito de Camaçari, Luiz Caetano (PT), celebrou ao lado do presidente Lula e do governador Jerônimo Rodrigues o impacto positivo da chegada da fábrica da BYD ao município. “A gente vai fabricar 600 mil carros por ano. É a maior fabricação da fábrica da BYD fora da China”, destacou o gestor, entusiasmado com o potencial do empreendimento.
Caetano afirmou que a montadora deve gerar 3 mil empregos já em 2025 e pode alcançar até 20 mil postos diretos no polo automotivo nos próximos anos. Segundo ele, os reflexos já começaram a ser sentidos. “Isso vai aquecer o polo de Camaçari muito ainda, vai aquecer a cidade do ponto de vista econômico”, afirmou, citando novos hotéis, restaurantes e fornecedores que se preparam para atender à demanda gerada pela gigante chinesa.
O prefeito avalia que a instalação da BYD representa um marco para a retomada do desenvolvimento regional. “Há outras empresas que não são da BYD, mas são sistemistas, empresas que produzem peças, talvez já se instalando no município”, explicou Caetano ao Panorama da Bahia, considerando a chegada da montadora como o início de “um novo ciclo do desenvolvimento econômico para Camaçari e para a Bahia”.