Mais de 20 mil crianças e adolescentes retornaram para a sala de aula na Bahia com ajuda do Busca Ativa Escolar (BAE), um programa desenvolvido pelo Unicef e pela União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) com apoio de parceiros.
Entre 2018 e 2023, mais de 193 mil meninas e meninos voltaram à escola em todo o Brasil. Somente no primeiro semestre deste ano de 2023, mais de 51 mil meninas e meninos foram identificados (as), atendidos (as) e (re)matriculados (as) por meio da estratégia no país.
Os dados mostram que a Busca Ativa Escolar, do Unicef, foi se aprimorando ao longo dos anos, tornando-se uma estratégia cada vez mais integrada às políticas públicas de municípios e Estados.
“Trata-se de uma estratégia nacional, experimentada e validada, que há seis anos tem efetivamente contribuído para a inclusão escolar e para a queda das taxas de abandono escolar, fomentando o trabalho intersetorial e fortalecendo a rede de proteção assegurada pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) “, destaca Mônica Dias Pinto, chefe de Educação do Unicef no Brasil.