A primeira etapa do BRT (Bus Rapid Transit) de Salvador – ligação entre o Shopping da Bahia e a Pituba -, vai entrar em operação no mês de setembro, com 24 ônibus, sendo oito deles elétricos. A informação foi divulgada pelo prefeito de Salvador, Bruno Reis (UB), na sexta-feira (3).
De acordo com o prefeito, o BRT será integrado aos outros modais na capital baiana: ônibus, metrô e sistema complementar, e os usuários vão pagar a mesma tarifa. “Serão quatro modais funcionando na cidade e o passageiro pegará qualquer desses modais pagando um único valor pela tarifa”, afirmou.
Iniciadas durante a gestão de ACM Neto (UB), as obras do BRT de Salvador têm previsão de conclusão para o final de 2023. Segundo a Prefeitura, quando todos os trechos estiverem totalmente em operação cerca de 300 mil passageiros serão beneficiados diariamente.
Etapas:
Trecho 1 – Da região do Shopping da Bahia até o Parque da Cidade. Parte concluída. Será iniciada em setembro operação assistida com linhas circulares;
Trecho 2 – Do Parque da Cidade até a Pituba. Está em fase final de obras e a previsão é de conclusão até setembro, quando será iniciada operação assistida com linhas circulares;
Trecho 3 – Do Parque da Cidade até a Lapa. Está em obras e a previsão é de conclusão até o final de 2023.