Pela primeira vez na história, os principais símbolos do poder em Brasília foram iluminados com as cores da bandeira trans. Em uma ação marcante para celebrar o Dia Nacional da Visibilidade Trans, os edifícios do Supremo Tribunal Federal, Congresso Nacional, Palácio do Planalto, Itamaraty e Ministério da Justiça se uniram em solidariedade à comunidade trans.
A iniciativa foi conduzida por solicitação da deputada Erika Hilton, reconhecida ativista pelos direitos LGBTQIA+, com a colaboração da deputada Duda Salabert. A iluminação especial representa um marco simbólico na luta pela inclusão e respeito à diversidade de gênero.
“Símbolos e representatividade importam, e muito. Mas nossa luta vai além. Chegamos em Brasília e ocuparemos cada vez mais espaços por inclusão real, direitos sociais e dignidade para todes!”, afirmou Hilton em suas redes sociais, destacando a importância da ação para a promoção da igualdade e visibilidade da comunidade trans.
A ação conjunta dos três poderes ressalta a importância de reconhecer e apoiar os direitos da comunidade trans, reforçando a necessidade de avanços em políticas inclusivas. A iniciativa é um passo significativo na construção de uma sociedade mais igualitária e respeitosa com a diversidade de identidades de gênero.
Veja outras fotos abaixo: