O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia – ALBA, deputado Adolfo Menezes (PSD), acompanhado de oito deputados, inclusive do presidente da Frente Parlamentar do Setor Produtivo, deputado Eduardo Salles (PP), visitou, nesta quarta-feira (20), em Salvador, o SENAI CIMATEC, unidade do sistema da indústria que reúne um centro acadêmico e de tecnologia voltado para o desenvolvimento industrial.
Recebido pelo presidente em exercício da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), Carlos Henrique Passos, além de diretores da instituição, Adolfo Menezes e os deputados estaduais Olívia Santana, Hassan, Luciano Araújo, Raimundinho da JR, Antônio Henrique Jr., Manuel Rocha e Sandro Régis percorreram as instalações do centro tecnológico e os laboratórios da unidade.
O chefe do Legislativo estadual conheceu também a Fábrica Modelo – Indústria 4.0, o Centro de Supercomputação, o Instituto SENAI de Inovação em Saúde – que está desenvolvendo vacina contra a covid-19 em parceria com o laboratório HDT Bio Corp (EUA), RedeVírus MCTI, e o Laboratório de Estruturas Aeronáuticas.
“Fico otimista quando vejo de perto um projeto de educação desta envergadura, porque só vamos sair do nosso atraso econômico e social quando investirmos, de fato, em educação de qualidade, como é o caso do Senai-Cimatec. Veja o exemplo da Coreia do Sul, que se tornou um país rico com investimentos maciços no ensino básico. Como vivemos um novo processo de neoindustrialização, ou reindustrialização, no governo do presidente Lula, o Cimatec será essencial para que possamos destravar o desenvolvimento nacional”, aposta Adolfo Menezes.
O presidente em exercício da FIEB, Carlos Henrique Passos, fez o discurso de saudação em que agradeceu a presença da comitiva da ALBA e falou da importância de se desenvolver a indústria. “O Senai-Cimatec pesquisa e desenvolve aquilo que interessa à indústria”, destacou, elencando uma série de iniciativas do centro tecnológico, voltado para as indústrias do sisal, das pedras ornamentais, dos biocombustíveis, de automóveis, além de ações voltadas para as pequenas e microempresas.