O Brasil foi eleito pela Federação Internacional de Futebol (Fifa) para sediar a Copa do Mundo Feminina de 2027. A escolha ocorreu nesta sexta-feira (17) durante o 74º Congresso da Fifa, realizado em Bangcoc, na Tailândia.
A candidatura brasileira superou a concorrência de uma proposta conjunta de Alemanha, Bélgica e Holanda. O Brasil, que já foi anfitrião de duas edições da Copa do Mundo Masculina, recebeu 119 votos, enquanto a candidatura europeia obteve 78 votos.
A proposta brasileira já havia sido a mais bem avaliada pelos técnicos da Fifa, que realizaram uma vistoria em fevereiro e desenvolveram um relatório de quase cem páginas. O Brasil alcançou nota quatro (a máxima era cinco), enquanto a candidatura europeia ficou com 3,7. O relatório, divulgado no início de maio, destacou os estádios selecionados para o evento e o apoio do Governo Federal.
“Essa decisão da Fifa terá um grande impacto positivo no futebol feminino brasileiro e na vida de milhões de mulheres no Brasil. Além de investir na realização da Copa do Mundo, toda a cadeia produtiva do futebol feminino no Brasil e na América do Sul dará um imenso salto de desenvolvimento”, comemorou o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ednaldo Rodrigues, em depoimento ao site da entidade.
Assista momento do anúncio: