O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez um balanço positivo de seu governo ao Congresso Nacional, destacando os avanços nos dois primeiros anos de mandato. Em mensagem enviada nesta segunda-feira (3), ele enfatizou que o Brasil registrou “os menores índices de pobreza da série histórica”, com extrema pobreza caindo para 4,4%, abaixo de 5% pela primeira vez. “Nesses dois anos, o Brasil ficou menos pobre e menos desigual, com aumento dos atrasos, maior renda do trabalho e distribuição de renda mais justa”, afirmou
Lula também destacou o progresso no combate à fome, que atingiu 33 milhões de brasileiros quando assumiu a presidência. “Em apenas dois anos, 24,4 milhões de brasileiros ficaram livres do pesadelo da fome. Chegaremos a 2026 tendo retirado o país, mais uma vez, do Mapa da Fome”, disse o presidente, reforçando o compromisso do governo com a segurança alimentar .
Além dos avanços sociais, o presidente ressaltou a reafirmação da democracia e a harmonia entre os Poderes. “Nestes dois anos de governo, reafirmamos nosso compromisso com a democracia, o respeito às instituições e a relação harmoniosa entre os Poderes”, afirmou Lula, sublinhando a importância da estabilidade política para o desenvolvimento do país.
Lula também comentou os resultados da economia, afirmando que o Brasil tem se fortalecido em diversos setores. “A economia cresce mais, com mais investimentos, consumo, exportações e inovação. A indústria e o agronegócio estão mais fortes. A produtividade aumentou e o desemprego caiu”, explicou. Ele destacou ainda que o PIB de 2023 cresceu 3,2%, superando as expectativas, e que a projeção para 2024 é de um crescimento de 3,5%, um dos maiores do mundo.