Foto: Ricardo Stuckert / PR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta segunda-feira (27), que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) “faz parte do passado da política brasileira”. A declaração foi feita após o encontro com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, realizado no domingo (26), na Malásia, onde os dois líderes discutiram temas comerciais, como o tarifaço imposto a produtos brasileiros, e sanções a autoridades do país.
Durante conversa com jornalistas, Lula relatou que o nome de Bolsonaro surgiu no diálogo com Trump, mas disse que o republicano compreende a nova fase vivida pelo Brasil. “Ele sabe que rei morto, rei posto. Ele sabe. O Bolsonaro faz parte do passado da política brasileira. Eu ainda disse para ele, com três reuniões que você fizer comigo, você vai perceber, sabe, que o Bolsonaro era nada, praticamente”, afirmou.
Lula também afirmou ter esclarecido a Trump que foi “inverídica” a justificativa apresentada pelos Estados Unidos em carta sobre o julgamento de Bolsonaro. Segundo o presidente, o processo contra o ex-chefe do Executivo foi conduzido de forma rigorosa e com base em provas. “Eu disse para ele a gravidade do que eles tentaram fazer no Brasil. Disse a ele que eles têm um plano para matar a mim, para matar meu vice-presidente, matar Alexandre de Moraes”, disse Lula.
Apoie o Panorama da Bahia com qualquer valor e ajude a manter a integridade da nossa linha editorial: pix@panoramadabahia.com.br