Bebê morre após lavagem nasal em UPA de Salvador; família denuncia erros em procedimentos

Emanuel, de dois meses, teve duas paradas cardíacas e não resistiu; caso aconteceu na UPA do Marback

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Um bebê de apenas dois meses morreu na madrugada desta segunda-feira (16), na ala pediátrica do Hospital Roberto Santos (HGRS), em Salvador. Familiares de Emanuel Pitanga disseram que o menino havia passado por três lavagens nasais malsucedidas na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Marback, que fica no bairro do Imbuí.

De acordo com os familiares, ao procurarem a UPA na noite desse domingo (15), o bebê, que estava há alguns dias gripado, chegou a receber atendimento da equipe médica da UPA que teria realizado três lavagens nasais para “retirar secreção de catarro”. Porém, ainda segundo a família, o bebê se engasgou e teve duas paradas cardíacas.

“Ele passou pela triagem e logo em seguida a pediatria o chamou. O médico pediu para uma técnica fazer lavagem nasal três vezes e indicou um medicamento em uma bombinha”, disse o pai do bebê, Vanderson Pitanga.

Segundo a mãe, Juliana Pitanga, os procedimentos de lavagem nasal foram malsucedidos. “Disseram para meu esposo que a causa da morte foi que ele broncoaspirou com o excesso da lavagem. Todas as seringas com soro que ela aplicou, ele engoliu. O certo era ela fazer com ele virado para a frente, para que o soro saísse na lateral.”

📲 Fique sabendo primeiro. Clique aqui e siga nosso canal no WhatsApp.

Emanuel chegou a ser transferido para a ala pediátrica do Hospital Roberto Santos, mas não resistiu e morreu nesta madrugada. A família do bebê acredita que o filho tenha falecido por causa de erros na UPA do Marback.

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que apura o caso. Veja a nota completa:

A Secretaria Municipal da Saúde de Salvador (SMS) lamenta profundamente a morte do bebê e se solidariza junto aos familiares. A SMS destaca que está apurando o caso com todo empenho, cuidado e atenção. A gerência executiva do órgão está na unidade terceirizada, onde faz o levantamento de todo prontuário do paciente, passo a passo do atendimento e reunião com os profissionais envolvidos. Paralelamente, a SMS já notificou a organização social responsável pela gestão do Pronto Atendimento Alfredo Boureau, para que também acompanhe e preste todas as informações necessárias visando a elucidação do ocorrido.

Siga a gente no Insta | Face | TwitterYouTube | Whatsapp.

Acompanhe o Panorama da Bahia no Google Notícias e fique sempre bem informado.

Notou algum erro no texto acima? Por favor, nos informe clicando aqui.

Apoie o Panorama da Bahia com qualquer valor e ajude a manter a integridade da nossa linha editorial: pix@panoramadabahia.com.br

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

VEJA TAMBÉM

error: Conteúdo protegido.