Quando coletivos se unem numa causa importante como a fome, os esforços de cada um vão se somando e quando se observa é alimento chegando de todo canto, longe ou perto.
Tem sido assim com o coletivo Banquetaço Bahia, com diversas equipes que saem a campo para articular, mobilizar, transportar, armazenar, pensar receitas com aproveitamento integral, em prol da segurança alimentar, comida de verdade, que nutre e dignifica a vida.
Desperdício Zero
O cuidado no manuseio, transporte e armazenamento é meticuloso para não estragar, desperdiçar. Afinal, é no caminho entre o campo e a mesa que se verifica a maior perda de alimentos. As informações são de 40 por certo de desperdício.
Conscientes desse olhar transversal sobre os entornos da fome, as equipes de trabalho do Banquetaço Bahia estão o tempo todo interagindo e trocando informações preventivas em todas as fases do trabalho.
Cada cacho de banana, cada saco de pão, cada pacote de fubá, cada quilo de batata, aipim, cada garrafa d’água e outros produtos, são tratados como fonte de vida.
O resultado desse trabalho estará exposto num cardápio em conceito de segurança alimentar que será servido para 500 pessoas, no 5° Banquetaço, próximo dia 23, segunda-feira, das 15 ás 17h, na Praça da Piedade, em Salvador, Bahia.
Distribuição de mudas
E como o tema do 5° Banquetaço é “Você tem fome e sede de quê” a falta de verde, de sombra, de árvore, também sentida pela população no ambiente, é pauta dos trabalhos. Assim, simbolicamente, o Banquetaço reforça o valor da Natureza nos trabalhos e fará a distribuição de mudas da plantas, ornamentais e frutíferas durante o evento.