A Praça Conselheiro Almeida Couto, em Nazaré, está de cara nova após passar por obras de revitalização promovidas pela Prefeitura. O equipamento, que antes estava degradado em função do tempo, foi inaugurado pelo prefeito Bruno Reis nesta segunda-feira (20), ao lado de gestores municipais, ganhando diversos atrativos que já podem ser aproveitados pela população.
Elaborado pela Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF), o projeto urbanístico compreendeu a reforma de toda a praça, que possui área total de 5,4 mil m², mantendo algumas das características originais do local. O piso foi completamente recuperado e conta com placas de concreto e contorno em placas de granito vermelho. Já os passeios são em concreto lavado.
Projeto – Na praça também foram implantados um parque infantil e uma academia de ginástica, além de um pergolado que abriga um espaço de apoio às barracas de lanche existentes. Os guarda-corpos e corrimãos, por sua vez, foram substituídos.
O paisagismo foi valorizado, beneficiando todas as áreas de canteiro nativas e árvores que embelezam e refrescam o ambiente. As três barracas pertencentes a comerciantes da região foram beneficiadas com nova infraestrutura, o que deu mais harmonia e qualidade ao empreendedorismo local.
Manoel Messias de Oliveira, 58 anos, é comerciante e trabalha em uma barraca no local desde 1990. Ele lembrou que a população sofria com o estado de abandono que atingia a área. “Essa praça era precária e muito destruída. Essa requalificação trouxe esperança até para melhorar minhas vendas e o movimento. É vida nova para todo mundo e até a população está voltando a vir para cá”, comentou.
Referência – Nascido em Salvador, o conselheiro Dr. José Luiz de Almeida Couto é quem dá nome à praça. Nascido em 1835, foi médico, político e professor. Formou-se pela Faculdade de Medicina da Bahia, em 1857, exercendo a carreira do magistério na Faculdade de Medicina da Bahia em 1883.
No período do Império foi o último presidente da Bahia. Durante a República, ele foi o primeiro intendente da capital, eleito em 1892, e senador estadual, após a eleição da Constituinte Baiana. Faleceu em 1895.