O governador Jerônimo Rodrigues destacou nesta segunda-feira (30) os resultados do programa Bahia Sem Fome, que reduziu em 50% o número de pessoas em situação de fome na Bahia ao longo de dois anos. Durante a reunião de balanço, realizada no Centro Administrativo da Bahia, ele agradeceu as parcerias com prefeitos, empresas e entidades e reafirmou o compromisso de ampliar as ações em 2025. “Retiramos um milhão de baianos do mapa da fome graças ao esforço conjunto. Ainda há muito a fazer, mas estamos no caminho certo para transformar a vida de mais pessoas”, afirmou Jerônimo.
Segundo o coordenador do programa, Tiago Pereira, as ações estruturantes foram essenciais para os avanços, como os editais Comida no Prato, que beneficiaram 150 cozinhas comunitárias em 403 municípios, além de distribuir 5,5 milhões de refeições. “O programa é um exemplo de como políticas públicas podem transformar realidades. Estamos garantindo alimentação, água e renda para quem mais precisa”, destacou Tiago.
O Bahia Sem Fome também se destacou na integração com a agricultura familiar, fortalecendo a economia local e garantindo merenda escolar de qualidade para os estudantes. Além disso, o governo investiu em tecnologias para o semiárido, como cisternas e barreiros, e ampliou a transferência de renda por meio do Bolsa Presença, atendendo famílias em situação de vulnerabilidade.
Com mais de R$ 50 milhões em investimentos, o programa segue como prioridade para 2025, com metas ambiciosas, como a ampliação do ensino integral e o fortalecimento de políticas de segurança alimentar e nutricional em todo o estado. “Nosso foco é garantir dignidade e qualidade de vida para todos os baianos, com políticas públicas que alimentem vidas e gerem desenvolvimento sustentável”, finalizou o governador.