Foto: Divulgação/GovBA
A Bahia alcançou um marco histórico no turismo internacional. De janeiro a outubro de 2025, o estado recebeu 166,4 mil turistas estrangeiros, superando todo o volume registrado em 2019, quando foram contabilizados 152 mil visitantes do exterior. O crescimento, de 56,5% na chegada aos aeroportos baianos em comparação com o mesmo período do ano passado, coloca o estado na liderança do Nordeste, à frente de Pernambuco (80,7 mil) e Ceará (90,4 mil). Os dados foram divulgados pela Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), em parceria com a Polícia Federal.
A Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA) atribui o resultado ao reforço das ações de promoção internacional, especialmente na América do Sul, um dos principais mercados emissores de visitantes. Nesta semana, uma equipe da pasta está na Argentina, participando do Roadshow B2Live Verão, evento que reúne companhias aéreas como Latam, Gol, Sky, JetSmart, Flybondi e Aerolíneas Argentinas. A programação inclui a capacitação de 500 operadores e agentes de viagens sobre as 13 zonas turísticas baianas e as novidades para a alta temporada 2025/2026, com atividades em Buenos Aires, Rosário e Córdoba.
“A melhor forma de comemorar as marcas históricas do turismo baiano é continuar trabalhando firme, para ampliar ainda mais a sua participação no mercado internacional. As conquistas são o resultado de um trabalho contínuo do Governo do Estado, em promoção dos destinos e captação de voos, associadas à qualificação dos serviços oferecidos aos turistas”, declarou o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar.
Apoie o Panorama da Bahia com qualquer valor e ajude a manter a integridade da nossa linha editorial: pix@panoramadabahia.com.br