A Bahia teve um aumento de 27,8% na geração de empregos formais nos últimos 12 meses, totalizando 90.838 vagas criadas entre outubro de 2023 e setembro de 2024. Apenas em setembro, foram 14.888 novos postos de trabalho com carteira assinada. “Esses números refletem o aquecimento da economia e o impacto das políticas econômicas e sociais do governo”, afirmou Davidson Magalhães, titular da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esportes (Setre).
Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad Contínua), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o setor de serviços liderou a criação de empregos no estado, respondendo por 51,3% das novas vagas, seguido pelo comércio e pela construção civil. No acumulado de 2024, o turismo foi um dos principais responsáveis pelo crescimento, com a Bahia mantendo uma alta na recepção de turistas estrangeiros, somando 94.703 visitantes entre janeiro e setembro, maior número no Nordeste.
Para fomentar o emprego e a qualificação, o Governo da Bahia tem promovido programas como o Qualifica Bahia e o Manuel Querino. “Nesse escopo, tivemos recentemente a certificação de 500 profissionais que participaram do Qualifica Industrial, quatro diferentes cursos oferecidos em parceria com o Senai Camaçari. O programa Manuel Querino, até 2026, qualificará mais de 17 mil jovens em 205 municípios”, destacou Magalhães, reforçando o impacto das ações na economia e na oferta de empregos.