Durante visita ao município de João Dourado, no Território de Identidade de Irecê, o governador Jerônimo Rodrigues entregou sacas de milho, tanques-pipa e retroescavadeiras para enfrentar os efeitos da estiagem. “Essa é uma ação emergencial, milho é emergencial, mas também estamos olhando para o futuro”, disse o governador, destacando a importância da mobilização dos prefeitos locais. A iniciativa integra uma ampla ação estadual, que prevê a entrega de 250 mil sacas de milho para alimentar rebanhos em toda a Bahia.
Além da entrega de 333 sacas de milho a sete municípios da região, a Secretaria de Desenvolvimento Rural distribuiu 20 tanques-pipa e três retroescavadeiras para obras emergenciais em cidades como Irecê, Barro Alto, Ibipeba e João Dourado. “Estamos reforçando ações de médio e longo prazo, ouvindo os prefeitos e entendendo a necessidade de cada município”, afirmou o secretário Osni Cardoso. A produtora rural Maria das Dores Pereira comemorou: “Chegou na hora certa para que os animais não morram de sede e de fome”.
Na área da saúde, a Sesab foi autorizada a ceder um kit para equipar Unidades Básicas de Saúde e ampliar o atendimento à população afetada. O governador também autorizou convênios com o Consórcio de Desenvolvimento Sustentável para limpeza de aguadas em 11 municípios em situação de emergência, como Gentio do Ouro, Barro Alto e Ipupiara. Na localidade de Lagoa do Barro, um novo sistema de abastecimento de água foi entregue, garantindo mais segurança hídrica.
Infraestrutura e Educação
Jerônimo ainda anunciou investimentos em infraestrutura e educação. Em João Dourado, serão elaborados projetos para a construção de um terminal rodoviário, uma nova feira livre e a pavimentação da estrada da Gruta dos Brejões. Já o Colégio Estadual de Tempo Integral Idalina da Silva Dourado será modernizado, com construção de 24 salas, teatro, restaurante, campo de futebol, quadra e pista de atletismo. “Estamos fazendo obras que garantem o presente e preparam o futuro da nossa gente”, concluiu o governador.