Foto: Divulgação
A Bahia começa a receber, nesta quinta-feira (23), o primeiro lote do Trastuzumabe Entansina, medicamento inédito disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para o tratamento do câncer de mama do tipo HER2-positivo, uma das formas mais agressivas da doença. O remédio representa um avanço importante na luta contra o câncer, especialmente durante o Outubro Rosa, mês de conscientização e prevenção.
O novo medicamento faz parte de um investimento de R$ 159 milhões do Ministério da Saúde e será distribuído aos estados conforme protocolos clínicos do SUS. A Bahia receberá 724 frascos nesta primeira etapa, que serão entregues à Secretaria Estadual de Saúde para atendimento das pacientes na rede pública.
Ao todo, serão quatro remessas do Trastuzumabe Entansina até 2026, com o objetivo de atender 100% da demanda nacional. Ao todo, estão previstos quatro lotes do Trastuzumabe Entansina, com novas entregas programadas para dezembro de 2025, março de 2026 e junho de 2026. A estimativa é que o fornecimento cubra 100% da demanda atual no SUS, beneficiando 1.144 pacientes somente em 2025.
Apoie o Panorama da Bahia com qualquer valor e ajude a manter a integridade da nossa linha editorial: pix@panoramadabahia.com.br