Bahia promove Dia D de vacinação contra gripe e Covid com três milhões de doses distribuídas

Campanha deste sábado (10) mira públicos prioritários e reforça proteção diante do aumento de casos respiratórios

Bahia promove Dia D de vacinação contra gripe e Covid com três milhões de doses distribuídas
Foto: José Cruz/Agência Brasil
Foto: José Cruz/Agência Brasil

A Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) realiza neste sábado (10) o Dia D de vacinação contra a gripe, com mais de três milhões de doses distribuídas aos municípios e postos funcionando em regime especial. A ação busca ampliar a cobertura entre os grupos prioritários, com pontos estratégicos de imunização, incluindo drive-thrus e shoppings. A vacina contra a Covid-19 também será ofertada. “Os postos de saúde estarão abertos amanhã e o drive-thru facilita o acesso das pessoas”, afirmou a secretária Roberta Santana.

A campanha contempla aproximadamente 3,6 milhões de pessoas, incluindo crianças, idosos, gestantes, professores, profissionais da saúde, indígenas, quilombolas e trabalhadores do transporte. Em Salvador, a vacinação ocorre em pontos como o drive-thru no Centro de Convenções. A professora Jussara Barreto foi uma das primeiras a se imunizar. “Sempre me vacinei e estimulo minha filha, meus alunos. Tem muita virose por aí”, disse.

Segundo a Sesab, mais de 672 mil doses da vacina contra a gripe já foram aplicadas, colocando a Bahia entre os cinco estados com maior cobertura vacinal. A diretora de Vigilância Epidemiológica, Márcia São Pedro, alertou para o aumento de casos de influenza desde fevereiro e destacou a estratégia dupla de imunização. “O Estado decidiu, por uma ação preventiva, não só vacinar contra a influenza, mas também contra a Covid-19”, explicou.

A vacinação contra a Covid-19 será destinada a crianças entre 6 meses e 5 anos, idosos, gestantes, puérperas, pessoas com comorbidades e outros grupos vulneráveis. Segundo a Sesab, houve redução de 37% nos casos de Covid em 2025, em comparação com o mesmo período de 2024. “Mas não é uma posição confortável. A maioria dos casos graves ainda ocorre entre crianças e idosos acima de 60 anos”, alertou Márcia.

Siga a gente no Insta | Face | TwitterYouTube | Whatsapp.

Acompanhe o Panorama da Bahia no Google Notícias e fique sempre bem informado.

Notou algum erro no texto acima? Por favor, nos informe clicando aqui.

Apoie o Panorama da Bahia com qualquer valor e ajude a manter a integridade da nossa linha editorial: pix@panoramadabahia.com.br

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

VEJA TAMBÉM

error: Conteúdo protegido.