O governador Jerônimo Rodrigues (PT) reuniu, nesta terça-feira (25), representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário para a 7ª Reunião Ordinária do Comitê de Governança do Programa Bahia Pela Paz. O encontro, realizado no Ministério Público da Bahia, teve como foco os avanços e desafios da iniciativa, além do planejamento para 2025 e 2026. “O Bahia Pela Paz não é apenas um programa de segurança pública, mas uma estratégia ampla que envolve prevenção, justiça e reintegração social”, afirmou Jerônimo.
Com um investimento superior a R$ 295 milhões para os próximos dois anos, o plano de ações prevê a criação da Política Estadual de Alternativas Penais, visando reduzir a superlotação carcerária, além da implantação de 24 coletivos em comunidades prioritárias e a capacitação de profissionais para atuar na reintegração social. Também foram apresentados os resultados do Projeto Renovar, que promoveu reconhecimento de paternidade e assistência a familiares de internos, reforçando os laços sociais como estratégia para reduzir a reincidência criminal.
O secretário de Segurança Pública, Marcelo Werner, destacou que, “em 2024, o Estado entregou 106 unidades policiais, adquiriu 1.498 viaturas e 15 mil coletes balísticos, além de convocar mais de 6,6 mil novos profissionais”. Entre as prioridades para 2025 estão a ampliação da tecnologia de reconhecimento facial, novos concursos e mais investimentos em infraestrutura de segurança. A reunião contou com a participação da presidente da ALBA, Ivana Bastos; do procurador-geral de Justiça, Pedro Maia; do desembargador Geder Gomes e de diversos secretários estaduais.