Bahia Pela Paz apresenta avanços no combate à violência em Salvador e Feira

Programa conta com seis coletivos implantados e tem foco em juventude, cidadania e redução da violência

Foto: Thuane Maria/GovBA
Foto: Thuane Maria/GovBA

O Comitê de Governança do programa Bahia Pela Paz apresentou, nesta terça-feira (6), um balanço das ações realizadas em Salvador e Feira de Santana, com destaque para a queda dos índices de violência e o avanço de políticas públicas voltadas à juventude. A reunião ocorreu no Centro de Operações e Inteligência (COI), na capital baiana, e foi coordenada pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT) e pelo secretário de Justiça e Direitos Humanos, Felipe Freitas.

“Eu tenho acompanhado as ações de cada instituição e o Bahia pela Paz tem um grande potencial apaziguador no médio e longo prazo no que diz respeito à redução da criminalidade no estado”, afirmou o governador durante o encontro. Segundo dados apresentados, já foram feitas 87 visitas técnicas e 264 atendimentos em comunidades das duas cidades, além da inauguração de seis coletivos voltados à inclusão social.

Atualmente, os Coletivos Bahia pela Paz funcionam em quatro bairros de Salvador (Liberdade, Paripe, São Caetano e Águas Claras) e dois em Feira de Santana (Mangabeira e Conceição). “A ideia é que, ao entrarem em um coletivo Bahia pela Paz, os jovens entrem em um portal de acesso à cidadania e às políticas públicas nas mais variadas áreas”, explicou Felipe Freitas. A meta do governo é implantar 24 coletivos em municípios com maiores índices de vulnerabilidade.

O procurador-geral do Ministério Público da Bahia, Pedro Maia, destacou a importância do programa: “O programa tem alcançado uma maturidade, já tem dado resultados efetivos para a população baiana. Segurança pública é um tema transversal, e iniciativas como os coletivos são fundamentais para prevenir o crime com ações educativas, culturais e esportivas”.

Também foram debatidas ações como o projeto Liberdade Procurada, da Defensoria Pública, e o Plano Pena Justa, desenvolvido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A Secretaria de Segurança Pública revelou uma queda de 10,2% nos crimes letais intencionais e de 9,2% nas mortes violentas, além de 837 prisões por câmeras de reconhecimento facial em 2025. O encontro reuniu representantes dos três poderes e de diversos órgãos estaduais e da sociedade civil.

Siga a gente no Insta | Face | TwitterYouTube | Whatsapp.

Acompanhe o Panorama da Bahia no Google Notícias e fique sempre bem informado.

Notou algum erro no texto acima? Por favor, nos informe clicando aqui.

Apoie o Panorama da Bahia com qualquer valor e ajude a manter a integridade da nossa linha editorial: pix@panoramadabahia.com.br

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

VEJA TAMBÉM

error: Conteúdo protegido.