Em janeiro de 2025, a Bahia recebeu 26,1 mil turistas internacionais, um crescimento de 59,6% em relação ao mesmo período de 2024, superando a média nacional, que foi de 55%. O estado também liderou a recepção de visitantes estrangeiros no Nordeste, concentrando 51% do total. Juntos, Ceará, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Alagoas somaram 25,1 mil turistas internacionais no primeiro mês do ano. Os dados são da Polícia Federal e do Ministério do Turismo (MTur).
Segundo a Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), os números são o resultado da atuação da pasta na promoção do destino Bahia em feiras do setor pelo mundo, captação de voos internacionais, qualificação de serviços e obras estruturantes. Para o órgão, o momento positivo sinaliza que o Carnaval 2025 deverá ter uma movimentação histórica de visitantes estrangeiros.
“Os números foram divulgados, quando festas na Bahia já apresentam uma grande movimentação de turistas estrangeiros, na capital e no interior. Isso é um forte sinal de que teremos recorde de visitantes do exterior, no Carnaval deste ano, o que vem ao encontro da política do Governo do Estado, visando ampliar a participação baiana no mercado internacional da indústria de viagens”, pontuou o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar.