O Governo do Estado anunciou, durante o ‘I Simpósio Internacional de Comunicações Críticas’ no Cimatec em Salvador, uma significativa expansão nas instalações de estações rádio base. Com um investimento de R$ 240 milhões, a Bahia agora possui a maior rede de comunicação para as forças estaduais de segurança, abrangendo 404 cidades com 18 Centros Integrados de Comunicação (Cicoms). “Estamos garantindo respostas mais rápidas e mais eficientes à população”, destacou o governador Jerônimo Rodrigues.
O projeto, executado pela Superintendência de Telecomunicações (Stelecom), não só aumentou o número de rádios em operação para 4.930 unidades, mas também aprimorou o sistema de atendimento e videomonitoramento. Essa expansão inclui 546 antenas de estação rádio-base que facilitarão a comunicação digital integral em todo o estado, permitindo uma gestão mais eficaz das operações de segurança e emergência.
Marcelo Werner, titular da Secretaria da Segurança Pública (SSP), enfatizou a transformação trazida pela comunicação 100% digital. “A melhoria no atendimento já reflete na diminuição dos índices criminais, demonstrando o impacto positivo da rede de monitoramento e comunicação rápida”, afirmou Werner, ressaltando a cobertura completa dos 417 municípios baianos.
I Simpósio
O evento, que contou com a presença de cerca de 400 agentes de segurança e do Corpo de Bombeiros, além de especialistas internacionais, promoveu um intercâmbio de experiências em tecnologias de segurança. As discussões focaram em soluções inovadoras e na colaboração entre instituições públicas e privadas para fortalecer as capacidades de segurança em diversos países.
>> Veja também: Governo da Bahia reforça segurança com entrega de 148 veículos para Polícia Militar e Stelecom.