Search
Close this search box.
,

Bahia inaugura Complexo Eólico na Chapada Diamantina e mantém liderança em energia limpa

Governador e Ministro de Minas e Energia celebram novo marco na produção de energia renovável

Foto: Fernando Vivas/GovBA
Foto: Fernando Vivas/GovBA

Nesta quarta-feira (3), a Bahia consolidou sua posição como líder na produção de energia eólica no Brasil com a inauguração do Complexo Eólico Novo Horizonte, em Boninal, Chapada Diamantina. O evento contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues e do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira. O complexo, que ocupa 2,7 mil hectares, possui capacidade para abastecer até um milhão de residências.

Com um investimento de R$ 3 bilhões, a empresa argentina Pan American Energy inaugurou seu primeiro complexo eólico no Brasil, composto por 10 parques eólicos distribuídos em seis municípios: Novo Horizonte, Boninal, Ibitiara, Piatã, Oliveira dos Brejinhos e Brotas de Macaúbas. O empreendimento conta com 94 aerogeradores e uma capacidade instalada de 423 MW, prometendo entregar dois milhões de megawatts/hora de energia por ano e reduzir mais de 500 mil toneladas de CO2 anualmente. Clique aqui e siga nosso canal no WhatsApp.

Durante a cerimônia, o governador Jerônimo Rodrigues destacou a importância do projeto para a transição energética e geração de empregos. O complexo eólico gerou mais de 3.200 empregos locais durante seus 20 meses de construção e implementou 30 programas socioambientais, beneficiando diretamente mais de 4.7 mil pessoas em 52 comunidades próximas.

O ministro Alexandre Silveira elogiou a Bahia por seu papel de destaque na produção de energia renovável, mencionando os 180 mil quilômetros de linhas de transmissão que interligam o país e a capacidade do estado em gerar energia acima da média nacional. Clique aqui e siga nosso canal no WhatsApp.

Em 2024, a Bahia continua a liderar a produção de energia renovável no Brasil, com 331 usinas em operação produzindo aproximadamente 9,67 mil GWh, suficiente para abastecer 18,4 milhões de residências. Os parques eólicos estão localizados em 35 municípios, incluindo Boninal, Brumado, Sento Sé, Tucano, Morro do Chapéu, entre outros.

Siga a gente no Insta | Face | TwitterYouTube | Whatsapp.

Acompanhe o Panorama da Bahia no Google Notícias e fique sempre bem informado.

Notou algum erro no texto acima? Por favor, nos informe clicando aqui.

Apoie o Panorama da Bahia com qualquer valor e ajude a manter a integridade da nossa linha editorial: pix@panoramadabahia.com.br

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

PODCAST

REDES SOCIAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Conteúdo protegido.
Anuncie no PB Branco