Foto: Feijão Almeida/GovBA
O governo da Bahia assinou contrato de crédito de R$ 600 milhões com a Caixa Econômica Federal para impulsionar as obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Salvador. O financiamento foi autorizado pela Assembleia Legislativa e integra o Programa de Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa), com o objetivo de ampliar os investimentos em mobilidade urbana.
Segundo o governo estadual, os recursos serão aplicados principalmente na implantação do novo sistema de transporte, que substituirá o antigo trem do Subúrbio, desativado em 2021. A expectativa é que parte do traçado esteja concluída até dezembro deste ano, com os primeiros testes de circulação dos trens em 2025. “Estamos garantindo as condições para que o VLT avance dentro do cronograma e transforme a mobilidade em Salvador”, afirmou o governador Jerônimo Rodrigues.
O primeiro trem deve chegar à capital baiana em dezembro de 2025, junto com a entrega do pátio de testes. A operação assistida começa em julho de 2026 e será ampliada gradualmente até alcançar 40 composições em março de 2028, quando o sistema entrará em operação comercial plena, conectando o Subúrbio Ferroviário à região central da cidade.
Apoie o Panorama da Bahia com qualquer valor e ajude a manter a integridade da nossa linha editorial: pix@panoramadabahia.com.br