A Secretaria Estadual de Justiça e Direitos Humanos (SJDH) da Bahia e o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) firmaram, nesta sexta-feira (20), um acordo de cooperação técnica para implementar o Sistema Nacional de Avaliação Unificada da Deficiência (Sisnadef). A assinatura do acordo ocorreu durante a Caravana de Direitos Humanos, no Centro Estadual Pestalozzi, em Ondina, Salvador, como parte da campanha Setembro Verde.
O Sisnadef será baseado em uma avaliação biopsicossocial, que considera fatores biológicos, psicológicos e sociais das pessoas com deficiência, buscando promover uma abordagem mais inclusiva. “A pessoa com deficiência tem demandas relacionadas a diversas áreas da vida, e este sistema permitirá uma visão mais ampla sobre suas necessidades”, explicou o secretário interino de Direitos Humanos, Raimundo Nascimento. A Bahia é o primeiro estado a implementar o projeto-piloto.
Além da assinatura do acordo, o governo também trabalha com a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) para integrar tecnologia assistiva ao projeto, visando apoiar as avaliações. A UFRB foi indicada como polo de formação para as equipes que realizarão as avaliações. “O objetivo é mudar o jeito que a gente olha para a pessoa com deficiência”, ressaltou Naira Rodrigues, diretora dos Direitos da Pessoa com Deficiência.