Mais de 860 famílias da Bahia realizaram o sonho da casa própria nesta sexta-feira (1º) com a entrega de 868 unidades do Minha Casa, Minha Vida nos municípios de Pojuca e Paulo Afonso. A ação marca também o lançamento da modalidade FGTS do programa estadual, voltado para famílias de baixa e média renda em áreas urbanas. “Já saí do aluguel e tô feliz demais”, celebrou Jamile Guimarães, mãe de uma criança com autismo, beneficiada em Pojuca.
As moradias foram entregues com presença do governador Jerônimo Rodrigues e do ministro Rui Costa, que destacou o esforço conjunto com o Governo Federal. “Fizemos um esforço para garantir que nós também coloquemos dinheiro em habitação”, afirmou o governador. Em Paulo Afonso, a entrega foi conduzida pela secretária Jusmari Oliveira e contou com participação virtual do presidente Lula.
Além dos residenciais inaugurados, contratos foram assinados para construção de novas unidades em outras seis cidades. Em paralelo, o governo baiano também lançou nesta semana o Minha Casa, Minha Vida Rural, com previsão de três mil casas para agricultores, indígenas e quilombolas. A infraestrutura urbana também avançou com a restauração de 63 km da BA-093, entre Pojuca e Araças.
O ministro Rui Costa destacou a retomada de 87 mil obras paradas e a meta nacional de contratar dois milhões de novas moradias até o fim do governo. “Só quem sabe o valor disso é quem vive de favor na casa dos outros, é quem viveu de aluguel”, afirmou.