O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e o Governo da Bahia anunciaram nesta segunda-feira (19), na Universidade do Estado da Bahia (Uneb), um pacote de ações no valor de R$ 67,3 milhões para fortalecer a educação científica nas escolas públicas. O lançamento contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues (PT), da ministra Luciana Santos e de estudantes, professores e pesquisadores.
Entre as principais novidades está a sanção da Lei PopCiência Bahia, que cria uma política estadual permanente de fomento à ciência, tecnologia e inovação com foco em jovens, mulheres, comunidades tradicionais e pessoas com deficiência. A legislação será coordenada pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e tem como pilares o letramento científico e a interiorização do conhecimento.
Durante o evento, também foi lançada a Caravana da Ciência, iniciativa comemorativa pelos 40 anos do MCTI que terá a Bahia como ponto de partida. A caravana vai percorrer todos os estados do país, promovendo oficinas abertas à população e atividades de fomento à pesquisa e inovação com empresas e universidades.
“O Ministério da Ciência e Tecnologia escolheu a Bahia para começar a Caravana e isso fala muito do que é o trabalho que a Bahia vem fazendo na ciência e na educação”, afirmou a secretária estadual da Educação, Rowenna Britto. Já o governador Jerônimo destacou que “ciência é conhecimento acumulado, que vira alimento, tecnologia, inclusão. E isso muda a vida das pessoas”.