O I Fórum de Mudanças Climáticas do Norte/Nordeste, realizado em Salvador nesta quinta-feira (19), reuniu gestores, juristas e empresários para discutir descarbonização e transição energética. Durante o evento, o secretário de Meio Ambiente da Bahia, Eduardo Sodré, destacou o trabalho de prevenção aos incêndios florestais. “Este ano, saímos da lista de estados em situação de emergência, e estamos na 14ª posição em relação aos incêndios florestais”, afirmou. A Bahia investiu R$ 491,5 milhões em ações de mitigação da estiagem e controle de incêndios.
Sodré reforçou que, apesar do período crítico de setembro, o estado tem mantido o controle dos focos de incêndio, principalmente na região oeste. “Estamos atendendo cerca de 100 municípios e, até o momento, nada fora de controle, com foco na região do Bioma Cerrado”, explicou, ressaltando que os incêndios mais graves estão concentrados no Pantanal e na Amazônia.
A presidente da OAB-BA, Daniela Borges, ressaltou a importância da cooperação para enfrentar as mudanças climáticas. “A solução passa por pensar de forma coletiva, envolvendo setor público, privado e sociedade civil”, destacou. O evento segue até o fim do dia com discussões sobre políticas públicas, financiamento climático e COP30. Também será criado um grupo de trabalho da OAB do Norte/Nordeste, para dar continuidade à discussão após o fórum.