O governador Jerônimo Rodrigues (PT), iniciou neste fim de semana sua missão oficial na China, onde integra a comitiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O objetivo é ampliar os investimentos chineses no estado, com foco em energia, infraestrutura e tecnologia. Jerônimo destacou dois projetos prioritários: a construção da ponte Salvador-Itaparica e a implantação da fábrica da montadora BYD, em Camaçari.
Durante entrevista coletiva, o governador reforçou o compromisso da Bahia com a criação de um ambiente confiável para os investidores. “A Bahia quer atrair investimentos com responsabilidade e segurança jurídica. É fundamental que quem for investir no Brasil saiba que temos compromisso e responsabilidade jurídica”, afirmou. Jerônimo também destacou a necessidade de infraestrutura em estradas, ferrovias e eletrificação para garantir o sucesso dos projetos.
Após as agendas com a comitiva presidencial, Jerônimo seguirá em reuniões exclusivas com empresas chinesas interessadas em investir no estado. Entre os compromissos está a visita à sede da empresa Hotgen, no município de Langfang, para discutir parcerias com a Bahiafarma na área de saúde, incluindo produção de testes rápidos.
O governador também participará do Fórum Empresarial China-Brasil, que reúne lideranças e investidores dos dois países. Segundo ele, “essas agendas bilaterais são essenciais para dar confiança às empresas chinesas de que investir na Bahia é seguro, rentável e sustentável”. O retorno de Jerônimo ao Brasil está previsto para o próximo domingo (18).
Assista: