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Bahia atualiza sistema e passa a emitir nova Carteira de Identidade Nacional

A primeira via do documento é gratuita; a solicitação deve ser feita no portal ou aplicativo ba.gov.br

Foto: Mateus Pereira/GovBA
Foto: Mateus Pereira/GovBA

Nesta terça-feira (9), foi lançada para a Bahia a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). O evento ocorreu no posto SAC do Terminal de Pituaçu, em Salvador, e contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues. Com a implantação do novo sistema de identificação, no qual foram investidos mais de R$ 8,6 milhões, o estado está apto a emitir a CIN, que promete trazer mais praticidade e cidadania aos baianos.

“O papel fundamental dessa documentação é a cidadania. As pessoas terem seu documento, se sentirem cidadã ou cidadão baiano, brasileiro. Ver esse documento no bolso, na carteira, por exemplo, me dá muito orgulho. Ali eu sou gente, o Estado me reconhece, ali o Estado me viu”, afirmou o governador Jerônimo Rodrigues durante o evento. Clique aqui e siga nosso canal no WhatsApp.

A primeira via do documento será gratuita para todos os cidadãos. A solicitação pode ser feita no portal ou aplicativo ba.gov.br, com a emissão inicial nos postos SAC Pituaçu e Salvador Shopping. A previsão é que as demais unidades da rede, tanto em Salvador quanto no interior do estado, também passem a emitir a CIN em breve.

Para a emissão da nova identidade, é exigida apenas a certidão de nascimento ou casamento. Na versão digital, acessada pelo GOV.BR, será possível incluir outros números de documentos, como CNH, Carteira de Trabalho, Título de Eleitor, certificado militar, além de condições de saúde, como Transtorno do Espectro Autista (TEA) e diversas deficiências, mediante apresentação de relatório médico. Informações adicionais, como tipo sanguíneo, fator RH e a opção por ser doador de órgãos, também podem ser incluídas, assim como o nome social, caso haja mudança na certidão de nascimento. Clique aqui e siga nosso canal no WhatsApp.

A substituição do RG será gradativa, com o novo documento se tornando obrigatório apenas em 2032, conforme a Lei 14.534, de 11 de janeiro de 2023. A CIN terá validade conforme a faixa etária: para cidadãos de 0 a 12 anos, expira em cinco anos; de 12 a 60 anos incompletos, vale por 10 anos; e para aqueles acima de 60 anos, a validade é indeterminada.

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