A Bahia consolidou sua posição como principal destino turístico do Nordeste ao receber, nos dois primeiros meses de 2025, mais de 50 mil turistas estrangeiros, superando a soma de todos os demais estados da região juntos. O número representa um crescimento de 61,6% em relação ao mesmo período de 2024 e está acima da média nacional (57%) e nordestina (53,4%). Somente em fevereiro, o estado registrou um aumento de 64% no fluxo de viajantes internacionais, impulsionado pelo Carnaval e pelos 40 anos do Axé Music.
De acordo com o Ministério do Turismo e a Polícia Federal, enquanto Ceará, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Alagoas, juntos, receberam 49,3 mil estrangeiros, a Bahia sozinha alcançou 50,4 mil visitantes internacionais no mesmo período. O resultado expressivo reforça a importância do estado no turismo nacional e internacional, consolidando sua posição como principal porta de entrada para viajantes do exterior no Nordeste.
O secretário estadual de Turismo, Maurício Bacelar, atribui esse desempenho às estratégias de promoção internacional da Bahia. “Temos atraído os olhares do mundo, com a nossa participação nas principais feiras internacionais de turismo. Além disso, conquistamos novos voos da América do Sul e da Europa, facilitando o acesso dos estrangeiros ao destino da diversidade. O turismo baiano foi globalizado, o que aumenta a nossa responsabilidade em seguir investindo na qualificação de trabalhadores, em obras estruturantes e na captação de voos para atrair ainda mais visitantes do exterior”, destacou.