A Bahia deu um passo decisivo na modernização da saúde pública ao assinar, nesta sexta-feira (30), um protocolo de intenções pioneiro com o Ministério da Saúde para a implantação do SUS Digital. O evento, realizado na sede da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), contou com a presença da ministra da Saúde, Nísia Trindade, e do governador Jerônimo Rodrigues, que celebrou a liderança da Bahia nesse processo de transformação digital. O investimento inicial para a implementação das ações previstas é de R$ 30 milhões.
Jerônimo destacou a importância de um banco de dados integrado para o planejamento de políticas públicas de saúde. “Ter as informações da situação de saúde das pessoas ajuda a delinear nossas ações estratégicas. Nos ajudará com a regulação, por exemplo, que também é um compromisso da União. Esse sistema vai aperfeiçoar ainda mais aquilo que a gente já vem fazendo na regulação da Bahia”, afirmou.
A ministra Nísia Trindade reforçou o compromisso do governo federal com a reconstrução do Sistema Único de Saúde (SUS) por meio da tecnologia. “O SUS vai se reconstruir com qualidade, usando a tecnologia de forma integrada com os estados, e a serviço de um sistema de saúde que, além de universal, tem que se pautar pelo cuidado integral à saúde”, destacou.
Um dos principais focos do protocolo é a Rede Estadual de Dados em Saúde da Bahia (REDS), que já desempenha um papel crucial na integração e qualificação de dados de saúde em todo o estado. A expansão dessa rede, com integração à Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), permitirá um monitoramento mais eficaz e decisões baseadas em evidências, segundo o superintendente de Informação e Saúde Digital da Sesab, Diego Daltro.
📲 Fique sabendo primeiro. Clique aqui e siga nosso canal no WhatsApp.
Além disso, o fortalecimento do prontuário eletrônico AGHUse, já operando em 31 unidades de saúde da Bahia, é outro compromisso central do protocolo. A secretária estadual da saúde, Roberta Santana, destacou que o AGHUse serve como modelo para outros estados e que “a Bahia está pronta para liderar a disseminação de soluções tecnológicas para a saúde em todo o país”.
Com essa parceria, a Bahia reafirma sua posição de vanguarda na transformação digital da saúde pública no Brasil, trazendo avanços que prometem melhorar a qualidade dos serviços oferecidos aos cidadãos e colocar o SUS em um novo patamar de eficiência.