Com a entrega da pavimentação da BA-250, que liga o entroncamento da BR-420 à Vila Castelo Branco, em Itaquara, nesta sexta-feira (13), a Bahia alcançou a marca de 730 quilômetros de estradas asfaltadas desde janeiro de 2023. Além disso, outros 920 quilômetros estão em obras, totalizando um investimento de mais de R$ 1,7 bilhão no programa inédito de pavimentação de acessos a núcleos agrícolas como distritos, quilombos e povoados.

“Hoje, atingimos a marca de 730 quilômetros inaugurados, garantindo o escoamento da produção no período das chuvas e facilitando o acesso à educação, saúde e segurança das famílias desses núcleos”, destacou Saulo Pontes, superintendente de infraestrutura da Seinfra. O programa tem transformado a mobilidade e a qualidade de vida das comunidades rurais.
O governador Jerônimo Rodrigues (PT) enfatizou o impacto social das obras. “Quando a gente asfalta ligando a sede do município a povoados, quilombos e aldeias, estamos trazendo conforto para transportar um doente, uma viatura, ou mesmo para atividades culturais e religiosas. É o desenvolvimento chegando”, afirmou.
Com o programa, a Bahia se consolida como referência em infraestrutura rural no país, promovendo integração territorial e fortalecendo o acesso a serviços essenciais e o escoamento da produção agrícola, impulsionando o desenvolvimento sustentável no estado.