A Temporada França-Brasil 2025 foi aberta nesta quinta-feira (28), no Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM), em Salvador, celebrando os 200 anos de relações bilaterais entre os dois países. O governador Jerônimo Rodrigues (PT) destacou a importância da parceria. “Primamos por fortalecer essa relação. A França é uma grande parceira da Bahia”, disse. O embaixador francês Emmanuel Lenain também ressaltou o simbolismo da iniciativa: “Trabalhamos com empenho para realizarmos projetos conjuntos”.
A programação teve início com a exposição do artista beninense radicado na França, Roméo Mivekannin, que apresenta uma leitura contemporânea sobre história, memória e identidade. Para o secretário de Cultura da Bahia, Bruno Monteiro, a temporada reforça a relevância da produção cultural baiana no cenário internacional. “Uma programação bastante intensa que, com certeza, vem a fortalecer não só os nossos intercâmbios políticos e culturais, mas abrir novos horizontes”, destacou.
Além da dimensão artística, a temporada tem caráter estratégico para o turismo e a economia criativa. De acordo com o secretário de Turismo, Maurício Bacelar, “a relação com empresas francesas já impacta a infraestrutura e a conectividade internacional do estado”. As comemorações seguem até novembro, com exposições, lançamentos de livros e um intercâmbio educacional que levará 100 jovens baianos à França e trará outros 100 franceses à Bahia.