A IV Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial foi aberta nesta quinta-feira (21), no Hotel Fiesta, em Salvador, reunindo cerca de 800 pessoas de todas as regiões da Bahia. Promovido pela Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), o encontro tem como tema “Igualdade e Democracia: Reparação e Justiça Racial” e segue até sexta-feira (22), com debates, atividades culturais e formulação de propostas para ampliar políticas de equidade.
Na abertura, a secretária da pasta Ângela Guimarães ressaltou a representatividade alcançada no processo preparatório. “Foram quase 200 conferências, envolvendo quilombolas, juventude negra, povos originários e comunidades tradicionais. É um momento de atualizar os desafios e fortalecer a política estadual de promoção da igualdade racial”, afirmou.
A programação contou ainda com falas de nomes como o antropólogo Kabengele Munanga, que destacou o papel da conferência na conscientização contra o racismo, e da superintendente de Políticas para os Povos Indígenas do Estado, Patricia Pataxó, que ressaltou a importância do espaço para os povos indígenas. Lideranças quilombolas também enfatizaram o caráter de resistência e união.
Na sexta-feira (22), os grupos de trabalho irão sistematizar propostas que serão votadas em plenária, elegendo delegados que representarão a Bahia na V Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial, em setembro, em Brasília. O evento reafirma o protagonismo do estado na construção de um Brasil mais justo, inclusivo e racialmente equitativo.