O secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) da Bahia, Augusto Vasconcelos, afirmou para a imprensa nesta terça-feira (7) que vai participar de uma reunião com o cônsul da China com o objetivo de discutir denúncias de trabalho análogo à escravidão em obras da BYD em Camaçari.
“Nós enfrentamos e repudiamos quaisquer violações de direitos, estamos acompanhando isso no detalhe. Teremos, hoje ainda, uma reunião com o cônsul da China, que vem a Salvador para tratar conosco sobre esse assunto”, disse Vasconcelos.
O Ministério Público do Trabalho (MPT) identificou graves irregularidades nas condições de trabalho no canteiro de obras da montadora, entre novembro e dezembro de 2024, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). Uma força-tarefa foi responsável pelo resgate de 163 trabalhadores em alojamentos precários, condições degradantes de trabalho e retenção de documentos.
Augusto Vasconcelos afirmou ainda que a situação está sendo fiscalizada pela Setre junto ao MPT. “Nosso governador Jerônimo Rodrigues está determinado a assegurar que a BYD signifique uma janela de oportunidades para gerar empregos, tanto na área automobilística, quanto em outros setores”, concluiu.