Foto: Panorama da Bahia
O secretário do Trabalho, Emprego e Renda da Bahia, Augusto Vasconcelos, defendeu nesta quinta-feira (30), o fim da escala 6×1 e afirmou que o modelo de jornada semanal está ultrapassado diante dos avanços tecnológicos, das novas formas de organização do trabalho e que o formato causa uma “destruição familiar”.
Segundo Vasconcelos, a tecnologia deveria servir para melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores, e não para intensificar a rotina laboral. “O problema nunca foi a tecnologia, e sim quem se apropria dos resultados decorrentes dela. Por isso é fundamental distribuir essa renda. E uma das formas mais equitativas de fazer isso é fazer com que as pessoas possam ter mais tempo para cuidar da sua saúde, da sua família, ter lazer, ter acesso ao esporte, à cultura”, disse ao Bnews.
O secretário também criticou o fato de muitos profissionais, principalmente no comércio, ainda estarem submetidos à escala de seis dias trabalhados por um de descanso. Para ele, esse formato contribui para o afastamento familiar e compromete o convívio dentro de casa. “Tem pais e mães trabalhando enquanto os filhos estão de folga da escola. E quando os pais estão de folga, os filhos estão na escola. Quer dizer, isso é uma destruição dos lares brasileiros”, completou o secretário.
Apoie o Panorama da Bahia com qualquer valor e ajude a manter a integridade da nossa linha editorial: pix@panoramadabahia.com.br