Em um áudio vazado nesta quinta-feira (3), o candidato a vice-prefeito de Lauro de Freitas, Mateus Reis, é flagrado articulando a realização de um crime eleitoral com o objetivo de garantir a eleição de Débora Regis (União Brasil) no próximo domingo (6).
Na gravação, Mateus convoca seus apoiadores para promover boca de urna, prática ilegal segundo a Lei Eleitoral. “Vamos às ruas no domingo levar a pesca, as pessoas precisam estar com os números nas mãos”, diz o candidato no áudio, evidenciando sua determinação em assegurar a vitória de Débora a qualquer custo.
O crime de boca de urna, proibido pela Lei Eleitoral nº 9.504/97, inclui a distribuição de panfletos, discursos e qualquer manifestação para influenciar votos no dia da eleição. O áudio gerou grande repercussão e levantou suspeitas sobre as estratégias da chapa de Débora Regis e Mateus Reis, que agora enfrentam acusações graves de manipulação do processo eleitoral.
A prática de boca de urna pode resultar em multa e até mesmo em detenção, conforme previsto pela legislação brasileira. A gravação vazada está sendo amplamente compartilhada nas redes sociais e deve ser objeto de investigação pelas autoridades competentes.
>> Veja também: Justiça Eleitoral anula pesquisa que coloca Débora Régis à frente em Lauro de Freitas.
Ouça o áudio abaixo: