Nos dias 7, 8 e 9 de novembro, a Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB) realizará o seminário 100 anos sem Rui: o homem e sua Fundação. O evento, que acontece na Semana da Cultura, será sediado no auditório da instituição em Botafogo (RJ) – Rua São Clemente, 134. No dia 10 de novembro, será a outorga da Medalha Rui Barbosa, honraria que a Fundação concede anualmente àqueles que se destacaram na contribuição e fortalecimento da cultura brasileira. A Associação Bahiana de Imprensa (ABI) está entre as instituições homenageadas.
O presidente da Fundação Casa de Rui Barbosa, Alexandre Santini, parabenizou a ABI pelo trabalho desenvolvido na área de memória e cultura, conferindo a condecoração à entidade. Em declaração oficial, Santini – que já havia visitado a ABI e a futura Casa da Palavra Ruy Barbosa no começo deste ano –, reconhece as ações desenvolvidas pela Associação em prol da manutenção do legado de Ruy Barbosa.
Também a convite da Fundação, o jornalista Ernesto Marques, presidente da ABI, representará a entidade como palestrante. Sua participação, às 17h10 do dia 9 de novembro, integra o debate sobre o legado interinstitucional do Águia de Haia. A explanação será feita em conjunto com Luciano Bandeira, presidente da OAB-RJ; Ricardo Cavaliere, membro da Academia Brasileira de Letras, e o próprio Alexandre Santini.
O seminário integra as atividades alusivas ao Dia Nacional da Cultura, comemorado no dia 5 de novembro, data do aniversário de Ruy Barbosa. (Acesse o site 100 Anos Sem Rui)
“A densidade da programação reafirma a relevância e a atualidade impressionante do pensamento e da ação de Ruy Barbosa. Ela passa uma ideia mais precisa do que é a Fundação como instituição de memória e, sobretudo, de pensamento sobre o Brasil”, refletiu Marques.
Além da programação, a expectativa de receber a medalha Rui Barbosa também foi motivo de alegria para a diretoria e o corpo de funcionários da ABI.
“Recebemos a informação da outorga da medalha com muita alegria e ficamos honrados. É um reconhecimento importante do trabalho que vimos fazendo para que o Centro Histórico de Salvador tenha mais um equipamento cultural com capacidade de atrair turistas, mas, sobretudo, as juventudes da Bahia, que certamente sairão transformadas depois de viverem a experiência da visita à futura Casa da Palavra Ruy Barbosa.”
O centenário de morte de Ruy Barbosa foi celebrado por diversas instituições brasileiras ao longo de 2023. Como uma das entidades responsáveis por cuidar de sua memória, a ABI cumpriu a agenda organizada em conjunto com outras 15 instituições baianas.