Search
Close this search box.
,

Associação Bahiana de Imprensa fecha sede e adota expediente 100% remoto

Medida aprovada na última reunião de diretoria da entidade entra em vigor a partir desta segunda

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A Diretoria Executiva da Associação Bahiana de Imprensa aprovou, em reunião realizada na quarta-feira (10), novas medidas de contenção de despesas da entidade. A partir do dia 15 de julho, o expediente presencial fica suspenso por tempo indeterminado. Assim, os serviços prestados à categoria e à sociedade, como apoio a pesquisas e atendimento aos associados, serão oferecidos somente de forma remota, de segunda a sexta, das 8h às 17h.

Como parte das medidas restritivas, o Museu de Imprensa foi fechado em dezembro passado e, desde abril, a ABI estava em trabalho parcialmente remoto. A redução de despesas foi expressiva, mas insuficiente. Os projetos culturais foram descontinuados, com exceção da Série Lunar, mantida atualmente com apoio de empresários baianos. Clique aqui e siga nosso canal no WhatsApp.

Em dificuldade financeira, depois de investir quase R$ 1 milhão em sistemas de segurança, modernização das instalações e reparos solicitados pela Prefeitura, a instituição aguarda o cumprimento da negociação feita diretamente com o prefeito Bruno Reis (União Brasil), em 5 de junho. Os contratos referentes à locação do Edifício Ranulfo Oliveira, pela Prefeitura Municipal de Salvador, venceram em 2016 e, sem renovação, impuseram 8 anos de congelamento.

Anuncie no PB Branco

As medidas de contenção de despesas visam manter a ABI adimplente em todas as suas obrigações fiscais e trabalhistas, sob pena de deixar de receber os aluguéis. Todos os projetos de captação de recursos para projetos da Associação dependem também da condição de adimplência para emissão das certidões negativas de débitos trabalhistas e tributários.

Segundo a Diretoria Executiva, enquanto não for restabelecido o equilíbrio econômico-financeiro da ABI, a prioridade da equipe técnica será a conservação dos acervos, importante ativo da instituição dedicada à memória da comunicação na Bahia.

Negociação com a Prefeitura de Salvador

A Prefeitura Municipal de Salvador, atual locatária, ocupa mais de 2/3 do Ranulfo Oliveira. Nos últimos anos, a pedido da Prefeitura, a ABI comprometeu grande parte de suas reservas financeiras numa série de melhorias e, por decisão da Diretoria Executiva, investiu em adequações aos atuais padrões de segurança na edificação.

Foram executadas obras de atualização das instalações elétrica e hidráulica, com instalação de uma subestação de energia, o Sistema de Prevenção e Combate a Incêndios (PCI) e do Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas (SPDA). Mesmo com as restrições financeiras, a ABI figura entre os raros proprietários na região que atendem cerca de 100% das regras de segurança contra incêndios, situações de pânico e descargas atmosféricas.

“Estes investimentos foram feitos na expectativa de atualização dos contratos, pois os valores estão congelados desde outubro de 2015. Por esta razão, a ABI ficou descapitalizada”, explica o presidente da ABI, Ernesto Marques. Clique aqui e siga nosso canal no WhatsApp.

No dia 5 de junho, o dirigente participou de uma reunião com o chefe do Executivo municipal e a secretária de Comunicação, Renata Vidal. A conversa resultou em uma fórmula para resolver o impasse de maneira a cumprir o contrato de locação e a legislação municipal. Assim, além de corrigir valores com base no índice estabelecido no contrato – o mesmo indexador usado em todos os contratos de locação de imóveis –, a composição feita na reunião viabilizaria investimentos no Edifício Ranulfo Oliveira.

Anuncie no PB Branco

A negociação, porém, ainda não foi efetivada, impondo à ABI a necessidade de novas medidas de contenção que afetarão o funcionamento da entidade e todas as suas atividades culturais, sociais e administrativas.

“A ABI compreende as dificuldades da gestão e espera, pacientemente, o encaminhamento do acordo negociado diretamente com o prefeito Bruno Reis. Por esta razão, e para manter-se adimplente com todas as obrigações trabalhistas e tributárias, iniciamos medidas de contenção de despesas desde o ano passado, mesmo antes do fechamento do Museu de Imprensa”, relembra o dirigente.

Confira abaixo os canais de comunicação com o time remoto da ABI:

  • Assessoria – ascom@abi-bahia.org.br | (71) 98791-7988 (sugestão de pauta, entrevistas…)
  • Secretaria – secretaria@abi-bahia.org.br | 71 98322-0084
  • Atendimento – atendimento@abi-bahia.org.br | 71 98426-1460
  • ADM/FIN – administrativo@abi-bahia.org.br | 71 98425-9463
  • Museu de Imprensa – museu@abi-bahia.org.br | 71 98425-8038
  • Biblioteca Jorge Calmon – biblioteca@abi-bahia.org.br

Siga a gente no Insta | Face | TwitterYouTube | Whatsapp.

Acompanhe o Panorama da Bahia no Google Notícias e fique sempre bem informado.

Notou algum erro no texto acima? Por favor, nos informe clicando aqui.

Apoie o Panorama da Bahia com qualquer valor e ajude a manter a integridade da nossa linha editorial: pix@panoramadabahia.com.br

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

VEJA TAMBÉM

PUBLICIDADE

PODCAST

REDES SOCIAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Conteúdo protegido.