Servidores e visitantes já podem utilizar o sistema de leitura facial para ingressar nas dependências da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). Para isso, basta realizar o cadastro na recepção da ALBA, onde será tirada uma foto que será registrada na base de dados para identificação do usuário. O sistema já está instalado nas oito catracas disponíveis na entrada do Legislativo. No entanto, a leitura facial não será válida para o controle de ponto de frequência.

O presidente Adolfo Menezes disse que a nova sistemática desenvolvida pela ALBA oferecerá maior segurança, pois a leitura facial identificará sem qualquer sombra de dúvida, a todos que ingressarem no Legislativo. Na ocasião, Adolfo também parabenizou toda a equipe de colaboradores envolvida no desenvolvimento e implantação do sistema.
Em razão do novo sistema de acesso, todos os funcionários do Legislativo deverão atualizar o cadastro com uma foto recente, já que a imagem do perfil pode ser antiga e impedir o reconhecimento facial pelos novos equipamentos. O leitor de QR Code do crachá e a digitação da matrícula continuam sendo opções de acesso ao Parlamento estadual.